Blog • Artigo

Facebook passa a emitir nota fiscal (NF-e)

A partir de março de 2018, o Facebook fornecerá mensalmente notas fiscais eletrônicas (NF-e) para os anunciantes do Brasil.

nfe
Facebook passa a emitir nota fiscal (NF-e)

Ao que tudo indica, a rede social Facebook estaria providenciando a possibilidade de emissão de Nota Fiscal (NF-e) para os anunciantes. Os usuários que anunciam nas plataformas do Facebook e do Instagram terão a possibilidade de emitir as notas fiscais provenientes de gastos com anúncios nas redes de serviços.

A empresa enviou uma correspondência para as agências de publicidade informando que, a partir do dia 14 de Fevereiro de 2018, já estaria emitindo notas fiscais pela veiculação de material publicitário, inclusive com retenção de ISS (Imposto Sobre Serviços), obedecendo à nova obrigatoriedade de recolhimento de imposto para veiculação de publicidade na internet.

Com essa novidade, há a alteração radical da prática comercial mais importante da rede social. Em sua Central de Ajuda para Anunciantes, o Facebook deixava claro que não emitia notas fiscais, mas o anunciante podia acessar a fatura e histórico de pagamentos na seção Cobrança do Gerenciador de Anúncios.

Agora, as veiculações feitas a partir de Março/2018 - cujas faturas serão enviadas no início de Abril, voltarão a ser emitidas em uma única fatura, nota fiscal e boleto por mês. A ausência de notas fiscais pela rede é uma discussão antiga, pois, emitindo esse comunicado, o Facebook admite que até então todo o dinheiro que os anunciantes colocavam em suas páginas não era contabilizado. Essa mudança, inclusive, pode refletir o interesse da empresa em entrar também nas verbas publicitárias governamentais.




Facebook passa a emitir nota fiscal

Espião NF-e - Consulta de Documentos Fiscais

Descubra quem emitiu notas fiscais contra o seu CNPJ/CPF

Consulte e baixe NF-e, NFS-e e CT-e de forma rápida e segura

Experimente Grátis