
Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre a importância da emissão das notas fiscais pelos estabelecimentos comerciais, considerando o papel que desenvolvem no sentido de garantir que o governo melhor controle as transações comerciais no Brasil, sabendo, por exemplo, quanto o Estado faturou em termos de impostos.
Talvez o que ainda não saiba são os tipos de notas fiscais existentes. Se esta for a sua dúvida, não deixe de continuar a leitura. Neste conteúdo, apresentamos as principais. Vem conferir!
NF-e (Nota Fiscal Eletrônica de Produtos ou Mercadorias)
Basicamente, esse modelo de nota fiscal substitui o modelo tradicional. É a nota fiscal comum, com a principal diferença de que é digital.
A NF-e é utilizada em casos de circulação de mercadorias, sendo emitida nas transações que envolvem pessoa jurídica.
CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico
O CT-e trata-se de um documento voltado para os serviços de transporte de carga, tanto entre estados como municípios. A tributação desse documento é feito com base na alíquota do ICMS. Assim como no caso anterior, esse modelo substitui a versão manual do CT-e.
NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica de Serviços)
A NFS-e é um documento fiscal digital usado para confirmar e registrar a prestação de serviços de uma instituição para outra instituição ou pessoa física. Na maioria dos casos, sua emissão é feita por pequenas e médias empresas.
NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica)
A NFC-e é uma nota fiscal que pode substituir a emissão de cupom fiscal. Geralmente, é emitida em estabelecimentos comerciais como farmácia, mercados e afins.
Cupom Fiscal Eletrônico - SAT (CF-e)
O SAT é um documento que existe apenas em formato digital e é verificado pela assinatura digital do contribuinte e autorização da autoridade fiscal.
Nota Fiscal Avulsa (NFA-e)
NFA-e trata-se de um documento utilizado por não contribuintes do ICMS, que não necessitam emitir a nota fiscal eletrônica.
Geralmente, vale dizer, este tipo de nota fiscal é emitida por microempreendedores individuais (MEI), bem como por micro e pequenas empresas. As suas regras de emissão podem variar de estado para estado, no entanto, é sempre necessário fazer o cadastro online para obter a autorização da autoridade competente.
Nota Fiscal Complementar
É um documento emitido para corrigir o valor do imposto ou tributo e deve ser adicionado à nota fiscal original para verificar ou validar a transação fiscal.
Basicamente, essa nota fiscal é uma das maneiras utilizadas pelo governo para provar uma condição de erro.
Nota Fiscal de Exportação
As notas fiscais de exportação são documentos que confirmam formalmente a exportação de mercadorias para fins de exportação perante o órgão competente, e servem de base para o estabelecimento de todo o cadastro financeiro e contábil da empresa.
Como se pode observar, há diversos tipos de notas fiscais, as quais englobam as mais diversas operações comerciais, desde uma simples venda no território nacional, até a exportação de produtos. Além das que citamos, existem outras que não são tão populares assim, como o caso da nota fiscal de remessa, nota fiscal rejeitada e nota fiscal denegada.