Saiba tudo sobre emissão de Cupom Fiscal e o uso do SAT

autor Espião NF-e
Espião NF-e
Capa post

A emissão de cupom fiscal eletrônico e o uso do SAT estão diretamente ligados, afinal, um depende do outro para existir. Apesar disso, muitas empresas ainda não sabem como essa relação funciona, e nem a funcionalidades das duas ferramentas.

Porém, por mais que pareça algo complicado, podemos te garantir que a ligação entre os dois conceitos é simples de ser entendida. E conseguir fazer bom uso dessas duas ferramentas pode ser excelente para o seu negócio.

No mais, para entender mais sobre a emissão de cupons fiscais, além do uso do Sistema SAT (CF-e) no processo, continue a leitura:

Entenda o que é um cupom fiscal?

Antes de tudo, vamos entender primeiro o que é um cupom fiscal e o porquê dele ser tão importante para as empresas. Basicamente, trata-se de um documento que comprova uma compra, e, apesar de não ser a mesma coisa, conta com a mesma validade de uma nota fiscal.

Dentro desse documento, é possível conferir as seguintes informações da operação realizada:

  • Nome do empreendimento em que a aquisição foi feita;
  • Local da operação;
  • Data e horário em que a compra foi realizado;
  • Quantidade e especificações sobre o produto;
  • Forma de pagamento e valor da compra.

No mais, a emissão dos cupons fiscais pode ser feita no portal da SEFAZ, de acordo com o estado em que você atue. Hoje, inclusive, é possível fazer a emissão do cupom fiscal eletrônico (CF-e), que tem ligação direta com o SAT.

O que é o SAT?

O SAT (Sistema Autenticador e Transmissor) é uma ferramenta desenvolvida para a emissão de cupons fiscais eletrônicos de maneira mais prática. Ele foi criado pela própria Secretaria da Fazenda e funciona em várias regiões do país.

Por meio dele, é possível fazer a transmissão de compras diretamente ao Fisco, evitando penalizações futuras. Para isso, é necessário fazer login no site por meio de um certificado digital, indispensável para boa parte dos empreendedores do país.

Além de fazer a emissão do cupom fiscal eletrônico, é interessante destacar que o SAT funciona mesmo quando não se está conectado na internet a todo instante. Após a conexão ser estabelecida, ele atualiza os dados de acordo com as mudanças realizadas.

O cupom fiscal e o uso do SAT

A emissão do cupom fiscal eletrônico, também chamado de CF-e SAT, é muito útil para as empresas atuais. Isso porque, dessa forma, é possível modernizar os processos de emissão de documentos no momento de realizar as compras, por exemplo.

Os dois se complementam, já que o CF-e só pode ser emitido quando se está utilizando o SAT. No entanto, mais uma vez, destacamos que isso só acontece quando a empresa acessa o portal usando o seu certificado digital, por isso, não deixe de contar com essa ferramenta.

Saiba tudo sobre emissão de Cupom Fiscal e o uso do SAT

Dúvidas frequentes

Quais documentos fiscais são substituídos pelo CF-e-SAT?

O CF-e-SAT substitui o Cupom Fiscal emitido pelo Emissor de Cupom Fiscal, e a Nota Fiscal de Venda a Consumidor, modelo 2, ambos em papel. Também substitui a Nota Fiscal de Venda a Consumidor “online”, modelo 2.

Minha empresa tem várias filiais. Para acessar o sistema da Sefaz preciso de um certificado para cada uma?

Não. O contribuinte pode utilizar o certificado de qualquer uma delas; na tela inicial, o sistema exibirá os CNPJs de todas filiais com inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS, com o mesmo CNPJ base do certificado, e o contribuinte deverá escolher uma filial para acessar.

A SEFAZ/SP disponibilizará um programa gratuito de emissão de CF-e, nos moldes do projeto NFe?

O Cupom Fiscal Eletrônico-SAT (CF-e-SAT) é emitido exclusivamente por meio do equipamento SAT. Não é possível, portanto, emitir o CF-e-SAT por meio de um programa emissor, semelhante ao que ocorre na emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Como farei se minha internet estiver indisponível no momento da emissão de um CF-e-SAT?

O SAT não necessita estar conectado à internet durante as operações. Os cupons fiscais eletrônicos são emitidos e armazenados no SAT e quando conectado à Internet são enviados automaticamente pelo equipamento.

Para tirar mais dúvidas, acesse: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Paginas/perguntas-frequentes.aspx