Os consumidores que fizeram compras online recentemente perceberam que os seus pedidos não são mais acompanhados pelas notas fiscais (NF) de papel. Essa mudança aconteceu de forma gradual até se consolidar definitivamente.
De encontro a isso, é possível afirmar que atualmente as NFs relativas às compras através da internet podem ser acessadas eletronicamente. Ainda no ano passado, o Governo Federal permitiu que as empresas passassem a enviar somente o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) Simplificado para os consumidores.
Entretanto, muitas pessoas ainda têm duvidas sobre essa mudança. Assim, no artigo elas serão esclarecidas.
Como reconhecer o Danfe Simplificado?
Uma das dúvidas mais recorrentes está ligada ao reconhecimento do Danfe Simplificado. Ele consiste em uma etiqueta colada na embalagem do produto e a sua principal diferença em relação à NF é o fato de não informar o que está dentro do pacote.
Assim, o Danfe Simplificado traz somente os dados do vendedor e do comprador, bem como o código de barras e chave de acesso para a nota fiscal eletrônica. O fato em questão foi considerado positivo no que se refere às questões de privacidade.
Como acessar a minha Nota Fiscal Eletrônica?
Logo que a loja confirma o pedido e o seu envio ao cliente, ela precisa enviar o XML da Nota Fiscal para o e-mail do cliente.
Assim, através do código de barras ou chave de acesso exibido no Danfe Simplificado também é possível realizar o acesso. Basta que o consumidor acesse o portal da NF Eletrônica para conseguir visualizar o documento como um todo.
Em termos de ganhos, é possível afirmar que o setor de e-commerces consegue poupar tempo na hora de despachar os produtos enviando somente o Danfe Simplificado. Além disso, os gastos com papel são eliminados. Nesse sentido, alguns estudos apontam para uma economia de até 40% no envio de mercadorias.
O cliente, por sua vez, ganha em termos de segurança, visto que ninguém tem acesso às suas informações de compra. Nesse sentido, é possível destacar que a postura também funciona para diminuir roubos.
Existe alguma alteração no processo de troca ou conserto dos produtos?
Por fim, uma dúvida bastante frequente sobre essa mudança está ligada à necessidade de realizar trocas ou reparos nos produtos adquiridos através da internet. Entretanto, vale ressaltar que nada muda a partir da adoção do Danfe pelos e-commerces.
Assim, o processo realizado será exatamente o mesmo do que quando o cliente recebia a nota fiscal impressa. Isso é assegurado pelo acesso digital, uma vez que o consumidor continua tendo um comprovante de que ele pagou pela mercadoria e, portanto, o vendedor ainda é responsável por fornecer as garantias acordadas no ato da compra.
Para tirar mais dúvidas a respeito de notas fiscais e outros assuntos ligados a documentos fiscais eletrônicos, visite o blog do Espião NF-e. Além disso, todos os serviços disponibilizados pelo Espião NF-e contam com recursos e ferramentas completas, que facilitam as consultas de documentos fiscais eletrônicos (DF-e).
Descubra quem emitiu notas fiscais contra o seu CNPJ/CPF
Consulte e baixe NF-e, NFS-e e CT-e de forma rápida e segura
Experimente Grátis


