A carga tributária é, sem dúvida, um dos maiores desafios dos empreendedores brasileiros. O país tem um dos impostos mais altos do mundo todo e isso acaba sendo um grande obstáculo na organização orçamentária da empresa. Porém, o que nem todos os empresários sabem é que existem alternativas para reduzir esses tributos de forma completamente legal. Veja quais são a seguir.
Planejamento tributário
Se a sua empresa ainda não investiu em um bom planejamento tributário, esse é o primeiro passo para a elisão fiscal, ou seja, para reduzir tributos sem cometer nenhuma infração. Basicamente, esse trabalho consiste em analisar os regimes tributários disponíveis no Brasil (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real) e, a partir disso, avaliar qual deles é o mais vantajoso para a empresa.
Ou seja, o profissional responsável pelo planejamento tributário vai identificar, dentro dos regimes possíveis, qual deles vai representar uma carga tributária menor para a empresa. A partir disso, se a empresa não estiver enquadrada nesse regime, também será responsável por fazer toda essa transição.
Ao reduzir os custos da empresa com tributos, o planejamento tributário libera recursos para serem investidos no negócio, reduz as penalidades (visto que tudo será feito em conformidade com a legislação tributária) e ainda possibilita uma menor precificação, caso seja da vontade do empreendedor.
Redução do pró-labore
O pró-labore é a remuneração dos sócios da empresa e ele é obrigatório por lei. No entanto, a legislação não determina qual deve ser o valor desse pró-labore. Porém, quanto mais elevado for esse valor, maior é a incidência dos impostos sobre ele - Imposto de Renda e INSS.
Uma maneira de reduzir o pró-labore sem que isso comprometa a remuneração mensal dos sócios, é a empresa optar pela distribuição de lucros, porque nesse caso existe isenção fiscal. Ou seja, os sócios podem continuar recebendo a mesma quantia, mas os custos de Imposto de Renda e INSS que a empresa vai ter serão menores.
Estude a possibilidade de terceirizar
Você pode terceirizar algumas atividades da sua empresa, aquelas que não são o foco do seu negócio, mas que são necessárias para o bom andamento do empreendimento, por exemplo: faxina, manutenção, recepção e similares.
Assim, os trabalhadores que vão executar essas tarefas não serão contratados diretamente pela sua empresa, mas pela empresa terceirizada. Por consequência, além de reduzir o valor da folha de pagamento, essa estratégia também vai diminuir os impostos e demais custos previdenciários que são atrelados a funcionários contratados com carteira assinada.
Além de ajudar na redução dos impostos, a terceirização também permite que a empresa mantenha o seu foco em funções que são realmente estratégicas e que terão impacto sobre o crescimento do negócio!
Encontrar alternativas para reduzir a carga tributária incidente sobre a empresa é de extrema importância para equilibrar as finanças do negócio. Mas isso sempre deve ser feito em conformidade com a legislação para evitar que a empresa seja multada ou que sofra outras sanções ainda mais graves.