A emissão da NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) é feita como uma forma de comprovação fiscal.
Se você é MEI ou possui uma empresa de porte maior poderá emitir a NFS-e sem necessariamente precisar de um certificado digital, a depender do município onde a sua empresa se localiza.
Em grande parte dos municípios o certificado digital é exigido para emitir NFS-e, no entanto você pode realizar a consulta para saber se a sua cidade te garante essa possibilidade.
Tire as suas dúvidas sobre como emitir NFS-e sem certificado digital lendo este post!
Para que serve o certificado digital?
O certificado digital funciona como uma espécie de assinatura eletrônica, que pode ser feita por uma pessoa física ou jurídica. Ideal para quem precisa fornecer a sua identificação em documentos online como contratos e as notas fiscais eletrônicas.
Vale ressaltar que as informações do seu certificado digital precisam ser validadas pela prefeitura da sua cidade, de modo a garantir maior segurança e integridade aos dados utilizados na tramitação.
Existem tipos distintos de certificados digitais que podem ser escolhidos pelo profissional, mediante a sua necessidade de atuação. Eles são conhecidos como certificado A1 e A3.
Como emitir NFS-e sem um certificado digital?
Há duas possibilidades de emitir NFS-e sem um certificado digital:
- Sendo Microempreendedor Individual (MEI);
- Ser optante do Simples Nacional.
Além disso, é importante verificar se a sua cidade aceita este tipo de procedimento, visto que nem todos os municípios o permitem.
No caso do MEI, espera-se que o volume de emissão de notas fiscais seja mínimo. Já o CNPJ pertencente ao Simples Nacional, deve emitir uma quantidade muito maior de notas fiscais, incluindo as de aquisição de equipamentos.
Se a sua cidade permitir a emissão de NFS-e sem certificado digital, então você poderá realizar o procedimento através do site do portal de emissão NFS-e da prefeitura ou de um software homologado de acordo com a documentação técnica disponibilizada pela prefeitura.
Emitir NFS-e sem certificado digital é arriscado?
O único risco que você corre ao emitir NFS-e sem certificado digital é de cometer um ato ilegal, ao fazer a emissão dentro de um município que não permite esse tipo de operação.
Existem punições e penalidades para quem comete essa infração.
Por isso, é extremamente importante fazer a consulta junto à prefeitura da sua cidade, verificando se a emissão de NFS-e sem certificado digital é um ato legal dentro da sua localidade.
Saiba mais sobre NFS-e
5 principais dúvidas sobre Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) e suas respostas
MEI precisa emitir nota fiscal? Saiba aqui como funciona
Como funciona a consulta da NFS-e - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica?