Transportadoras e a lentidão dos processos logísticos: CT-e | MDF-e | NF-e
Processos logísticos são extremamente importantes para empresas e transportadoras, portanto quando problemas aparecem ambas são afetadas, causando atrasos e lentidão, especialmente para as transportadoras. Um desses problemas é o grande número de recebimento de documentos fiscais nas transportadoras, os quais podem atrasar a emissão do CT-e e do MDF-e fazendo com que o despacho de frete tenha que esperar, assim, obviamente, atrasando todo o processo. Com isso, há perda de dinheiro, insatisfação por parte do consumidor por conta de atrasos em entregas de produtos, desperdício de matéria-prima, problemas em planejamento e muito mais.
Portanto, nesse artigo iremos falar sobre uma solução simples para esse problema. Além disso, aqui você irá entender o que são esses documentos e a importância da emissão de ambos para o processo logístico das transportadoras e empresas, junto com outras informações igualmente importantes.
CT-e: o que é e porque é relevante
CT-e é uma sigla que significa Conhecimento de Transporte Eletrônico. Esse documento, assim como a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, é emitido e armazenado digitalmente. Seu principal objetivo, é documentar de forma a haver uma conferência fiscal posterior, qualquer serviço de transporte de carga feito por um dos meios de transportes principais: rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário ou dutoviário.
Esse documento é legal e é válido para todos os estados brasileiros, inclusive o distrito federal. Além disso, graças a assinatura digital do emitente é um documento válido para a fiscalização legal e contábil. Por fim, duas coisas importantes precisam ser lembradas. Em primeiro lugar, qualquer documento que ainda não esteja coberto pelos CT-e deve ser emitido de forma impressa. Em segundo lugar, a emissão do CT-e se tornou obrigatória para empresas que prestam serviços dos 5 setores listados acima.
Clique aqui para saber tudo sobre este documento e como consultá-lo.
MDF-e: o que é e porque é relevante
O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é um documento também emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pelo Ambiente Autorizador. Além disso, o MDF-e tem validade em todos os Estados da Federação.
As maiores vantagens do CT-e e MDF-e
Ambos os documentos tem como objetivo:
- Redução de custos de impressão do documento fiscal, uma vez que ambos são emitidos eletronicamente;
- Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais;
- Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira: Com o MDF-e e CT-e, os processos de fiscalização realizados nos postos fiscais de fiscalização de mercadorias em trânsito serão simplificados, reduzindo o tempo de parada dos veículos de cargas nestas unidades de fiscalização;
- Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas;
- Aumento na confiabilidade da fiscalização do transporte de cargas;
- Melhoria no processo de controle fiscal, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos;
- Redução de custos no processo de controle dos manifestos capturados pela fiscalização de mercadorias em trânsito;
- GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos, conforme os motivos expostos nos benefícios das empresas emitentes.
A solução para a lentidão dos processos logísticos nas transportadoras
Com o nosso software Espião NF-e você pode receber automaticamente todas NF-e's em que o CNPJ da sua empresa seja a transportadora da nota fiscal. E também, os downloads dos XMLs CT-e podem ser muito mais rápidos, tudo de forma automática e sem necessidade de inserção de código CAPTCHA. Dessa maneira, o processo logístico será feito na hora certa, possibilitando um despacho de frete muito mais rápido.
NF-e, XML e transportadoras
A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) permite realizar o download do arquivo XML NF-e de Transportadoras e Terceiros participantes de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), por meio de 2 maneiras: Informando o CNPJ/CPF e informando a Chave de Acesso NF-e.
Para isso existem alguns pré-requisitos. A transportadora precisa possuir o certificado digital próprio e o CNPJ/CPF deve estar informado no XML da nota fiscal eletrônica.
Quanto a terceiros, é necessário possuir o certificado digital do CNPJ/CPF autorizado na NF-e e o CNPJ/CPF da pessoa autorizada (terceiro) deve estar informado no XML da nota fiscal na tag autXML.
E como baixar o XML de transportadoras ou terceiros informando o CNPJ/CPF?
Bem, através do serviço de consulta disponibilizado pela SEFAZ, é possível fazer o download do XML NF-e de transportadoras e terceiros apenas informando o CNPJ/CPF, desde que os pré-requisitos acima sejam atendidos. E novamente, com o software Espião NF-e, utilizar este serviço é simples, prático e automático.
Clique aqui para saber todos os detalhes sobre download de XMLs de transportadoras e como fazer o processo.
Veja também:
Evite Fraudes | Como validar o arquivo XML da Nota Fiscal (NF-e e CT-e)?
Como Baixar XML NFC-e (Nota de Consumidor) em Lote?
Como Baixar XML da Nota Fiscal (NF-e) pelo CPF?